PROGRAMA
EMPREENDER
PROGRAMA
EMPREENDER
CONVÊNIOS
CONVÊNIOS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
O comércio não pode pagar essa conta.
quinta, 04 de março de 2021
O comércio não pode pagar essa conta.
Há um ano éramos atingidos por um vírus, até então, desconhecido. O medo pela vida e pela saúde das empresas pairava sobre nós. A paralisação do setor produtivo colocava em xeque a capacidade de retomar o crescimento econômico. Um ano depois, revivemos o mesmo cenário. Empresas fechadas, empregos perdidos, porém, com o agravante de hospitais superlotados.
Mas agora conhecemos melhor o vírus e porque ele tanto se movimenta, contaminando milhares de pessoas. E podemos afirmar que o responsável pelo descontrole da pandemia não é o comércio, que há um ano cumpre todos os protocolos de saúde. Distanciamento, máscara e álcool gel viraram itens essenciais nas empresas, sob possibilidade de penalização para quem não seguir tais medidas.
A conta chegou
Infelizmente, o tédio provocado pelo isolamento social tomou conta de grande parte da população. Relaxamento das medidas de prevenção, encontro entre amigos, festas, confraternizações e viagens voltaram à rotina comum. A conta chegou, e com ela uma explosão de novos casos de Covid-19, hospitais superlotados, escassez de leitos e, infelizmente, muitos óbitos.
Agora, todos pagamos pela irresponsabilidade e falta de empatia daqueles que não levaram a doença a sério. Somado a isso, outros fatores contribuíram para o caos da saúde e da economia. Leitos foram desativados pelos municípios em um período em que a pandemia ainda era protagonista. Festas clandestinas e a desobediência aos protocolos de saúde ganhavam força devido à falta de uma fiscalização mais rigorosa por parte dos municípios. Por fim, a ausência de planejamento para a emergencial aquisição de vacinas ajudou a nos empurrar para o abismo. Muitos segmentos não sobreviverão a este segundo lockdown, medida a qual esperamos – e acordamos com o governo do Estado - que não seja estendida.
É hora de nos ajudarem a pagar a conta!
Os empresários dos setores mais prejudicados pela pandemia, como turismo, eventos, bares, restaurantes, precisam de suporte para respirar e encontrar fontes de energia para restabelecer seus negócios – e sobreviver! Por isso, reivindicamos que um auxílio emergencial também seja oferecido a essas empresas que tanto empregam e contribuem para o giro da economia em nosso estado, porque elas não sabem quando essa pandemia vai acabar e como vai acabar.
Acreditamos na sensibilização de nossos governantes para que o “novo normal” seja o recomeço de uma história de esperança para todos.
Fernando Moraes
Presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado do Paraná - FACIAP
******************
Leia o artigo publicado originalmente na Gazeta do Povo
https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/o-comercio-nao-pode-pagar-essa-conta/
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ACIMA e Unimed Oeste do Paraná realizam o tradicional Chá Rosa seguido de bingo
Feleite Agro 2025: o retorno que movimentou Matelândia!
ACIMA e Cresol realizam Rodada de Negócios
Na noite da última quinta-feira, 25, a Associação Comercial e Empresarial de Matelândia (ACIMA), em parceria com a Cresol, promoveu a 1ª Rodada de Negócios, reunindo empresários locais em um momento de networking, troca de experiências e fortalecimento do comércio local.
ACIMA e Contabilidade Cataratas promovem treinamento sobre Reforma Tributária com especialista Rômulo Albuquerque
Coletiva de imprensa apresenta mais duas atrações da Feleite Agro 2025 em Matelândia
ASSOCIADOS
IMPERIO COSMETICOS
RUA PEDRO ALVARES CABRAL
Telefone: (45) 3262-2002
J C SOLUCOES AMBIENTAIS LTDA
RUA ARNALDO BUSATTO
Telefone:
JAIME PEDRO BENINI
RUA ALFREDO CHAVES
Telefone:
XICA MODAS
R PRESIDENTE VARGAS
Telefone: (45) 3206-1050
CANTINHO DA ERICA
RUA ACELINO DE ALMEIDA
Telefone:
Galeria de Fotos
© Copyright 2025 ACIMA. Todos os direitos
reservados.
Desenvolvido por
Zion ACES
ACIMA e os cookies: nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência na navegação. Saiba mais acessando nossa Política de Privacidade .
|
Data de emissão: 26/11/2025 Solicitante: Empresa em que o solicitante trabalha:
-
,
Telefone: CPF/CNPJ: |
| Serviços |
|---|