PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Agronegócio

terça, 28 de março de 2017

Oeste em Desenvolvimento define plano de ações para 2017

O Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), que tem apoio de Itaipu Binacional, vai focar suas atividades em 2017 em três eixos: competitividade, governança e gestão. A definição ocorreu na última terça-feira (21), na sede do Sebrae, em Cascavel, com a participação dos coordenadores das câmaras técnicas.

No total, o plano de ação para 2017 prevê 91 atividades. O presidente do Oeste em Desenvolvimento, Danilo Vendruscolo, disse que todas as ações têm como objetivo fortalecer os eixos estruturantes do programa, com foco no desenvolvimento econômico.

Na área da competitividade, uma das prioridades será a melhoria da infraestrutura e logística; em governança, a meta é ampliar o engajamento da comunidade nas ações do programa; em gestão, o programa quer fortalecer a operacionalização das atividades.

“Com esse plano, temos condições de elencar as prioridades e determinar os prazos. Trabalharemos com foco em resultados”, afirmou o vice-presidente do Oeste em Desenvolvimento, Elias Zydek.

Uma das demandas mais recorrentes apresentadas pelas câmaras técnicas é a melhoria da qualidade da energia elétrica na área rural. Para resolver o problema, uma alternativa é incentivar os agricultores a produzirem sua própria energia, utilizando dejetos dos animais, com auxílio de biodigestores. “Assim, resolveríamos dois entraves: o energético e o ambiental”, explicou o superintendente de Energias Renováveis de Itaipu, Herlon de Almeida.

Infraestrutura e meio ambiente

Dois eventos promovidos pelo Oeste em Desenvolvimento vão debater soluções para melhorar a infraestrutura e a logística e a destinação de dejetos na região. No dia 30, no Hotel Olinda, em Toledo, ocorre a 1ª Jornada Oeste de Meio Ambiente – Dejetos de Suínos e Aves, Alternativas e Inovações para Cadeia Produtiva.

O evento reunirá cerca de 120 pessoas, entre professores, técnicos, profissionais de órgãos ambientais, produtores rurais, representantes das cooperativas e associações de suinocultores.

No dia 19 de maio, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Toledo, será promovido o 1º Simpósio de Transporte e Logística para o Desenvolvimento Regional (Simtralog). O objetivo é debater as potencialidades e os gargalos do transporte de carga e de passageiros no Oeste do Paraná e o impacto dessas atividades na economia da região.

Fonte: www.oesteemdesenvolvimento.com.br

Galeria de Fotos